Quem Somos?

Somos a Comunidade Evangélica Luterana Caieira do Saco dos Limões, vinculada a Comunidade Luterana de Florianópolis- Centro, que faz parte da IECLB
MAS..
muito mais que a denominação, placa de igreja, templo, vinculação, religião e até tradicionalismos, sabemos o que é ser IGREJA de VERDADE.

IGREJA é VOCÊ e EU com um PROPÓSITO com uma MISSÃO!
AMAR a DEUS e o nosso PRÓXIMO
LIGAR as PESSOAS a CRISTO!
E  é assim que tentamos ser como comunidade, cumprir o "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." de Marcos 16:15!

Ser uma comunidade que evangeliza, que possui um olhar "para fora", DISCÍPULOS VERDADEIROS auxiliando na formação de mais DISCÍPULOS VERDADEIROS.

Bom,
e como tudo que existe tem alguma história para contar, nós também temos...

O projeto missionário e diaconal que está sendo trabalhado pela Comunidade localiza-se no bairro Saco dos Limões, e denomina-se Caieira do Saco dos Limões, situada no lado sul do Morro da Cruz, numa encosta bastante íngreme.
Muitas das famílias são oriundas do interior do Estado, que vêm procurar na Capital uma nova vida, em função das dificuldades experimentadas no campo ou em suas cidades de origem. A exemplo de como acontece em muitas cidades brasileiras, erguem suas casas com sobras de construções. Na sua maioria, os moradores são pedreiros, eletricistas, carpinteiros e, as mulheres, diaristas ou domésticas. A infra-estrutura, ainda bastante deficiente, tem recebido por parte do poder público algum investimento. Mas falta muito para se tornar um lugar que possa proporcionar um perfeito desenvolvimento do indivíduo, seja criança ou adulto, embora se tenha notado uma progressiva melhoria, resultado de iniciativas dos próprios moradores.

Algumas famílias são oriundas de Comunidades Luteranas do interior do Estado que, por diversos motivos, não se integraram à Comunidade local. Outras famílias são originárias de outras denominações, mas que também não se integraram às suas igrejas, outras perderam suas referências e não tem ligação com nenhuma denominação formando assim um vasto campo missionário. Há, ainda, pessoas que jamais ouviram ou foram alcançadas pela proposta cristã de vida abundante e integral, que possibilita uma convivência saudável e amplia perspectivas através da transformação que Jesus Cristo realiza em nossas vidas.
O trabalho inicialmente foi promovido por membros leigos de nossa comunidade que através de evangelizações e estudos bíblicos atraíram varias famílias ao convívio cristão.
O trabalho missionário

Com a efetivação de um trabalho sistemático de evangelização por meio de trabalhos missionários e com a aquisição de um terreno, foi construído um Templo, mobilizando muitos membros e famílias do local. 
A construção, com a graça do Senhor, foi executada em parceria com o grupo Johanniter Jugend da Alemanha. No dia 10 de dezembro de 2004 pudemos prestigiar a consagração do templo com as presenças do Pastor Sinodal Edson Saes Ferreira, do P. Stefan da Johanniter Jugend, do Coral da Comunidade do Centro e de muitos irmãos. 

Caieira - A parceria com a AEBAS

No sentido de atender as necessidades e demandas sociais identificadas, foi introduzido um trabalho sistemático e regular junto às crianças e adolescentes para além do trabalho realizado nos cultos e na escola dominical, por meio da assinatura, em abril de 2005, do primeiro de contrato de parceira entre a Comunidade Luterana e a AEBAS – Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social, com os seguintes objetivos:

- Acompanhar as crianças e adolescentes no processo de ensino-aprendizagem com vistas à superação das dificuldades e limites em áreas específicas;
- Desenvolver ações que resultem em melhorias pessoais e coletivas no que diz respeito a alimentação, saúde, cuidados e higiene pessoal;
- Desenvolver com as crianças e adolescentes o estudo sistemático da música;
- Desenvolver com as famílias ações que resultem na superação das dificuldades sócio-econômicas.

São atendidas, em média, 40 crianças (de 6 a 9 anos) e adolescentes (de 10 a 16 anos), com quem são desenvolvidas as seguintes atividades:

- Acompanhamento das tarefas escolares;
- Acompanhamento específico nas disciplinas onde são percebidas as maiores dificuldades;
- Fornecimento de refeições (lanche);
- Orientação e cuidados com higiene pessoal e saúde;
- Aulas de música – aprendizado de flauta doce e de canto coral.